athu

No dia 26/09/2018, a Defensoria Pública, através do Defensor Público Arthur Herman C. Lundgren de Albuquerque, com atuação na 1ª Vara Criminal de Blumenau, participou da Roda de Conversa: Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

O evento aconteceu no Auditório da Cruz Azul em Blumenau e foi uma iniciativa do Conselho Municipal dos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES e teve como objetivo divulgar os dados de violência sexual, bem como traçar as estratégias e alternativas para o combate a esta violação de direito.

Na ocasião o defensor relatou que a imensa maioria dos casos de abuso infantil ocorre por familiares ou pessoas que são de algum modo conhecidas da família, e também comentou questões legais relacionadas à castração química e o projeto de lei que está em trâmite na Assembleia Legislativa que pretende criar um Cadastro Estadual de Crimes de Pedofilia e Violência Sexual no Estado de Santa Catarina.

Ao final, o defensor apontou que o caminho mais eficaz para combater o abuso é com políticas públicas que foquem na prevenção: “É preciso que se eduque as crianças a respeito da sua sexualidade para que elas tenham condições mínimas de identificar e relatar o abuso. Deixar a criança sem informação alguma é permitir que o problema se perpetue”.